Prefeitura Municipal de Juquitiba | ASSISTÊNCIA SOCIAL
19749
page-template-default,page,page-id-19749,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

ASSISTÊNCIA SOCIAL

ASSISTÊNCIA SOCIAL


A Assistência Social ou a Política Pública de Assistência Social oferta serviços para fortalecer as famílias e desenvolver sua autonomia, apoiando-as para que superem eventuais dificuldades e acessem seus direitos sociais, evitando o rompimento de laços.

 

Além disso, trabalha em parceria com outras políticas públicas e encaminha os cidadãos a outros órgãos quando as situações enfrentadas não podem ser resolvidas somente pela assistência social, como nos casos que envolvem desemprego, violência, doenças, acesso à educação,  entre outros.

 

Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira das 8:00h às 17:00h
Endereço: Avenida Tancredo de Almeida Neves, S/Nº, Centro, Juquitiba, CEP 06950-000, SP
Telefone: (11) 4681-3230
E-mail: sec.social@juquitiba.sp.gov.br

 

SERVIÇOS:

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

 

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

 

Equipe CRAS – Dez/2019

Esta unidade pública do SUAS é referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, no seu território de abrangência. Estes serviços, de caráter preventivo, protetivo e proativo, podem ser ofertados diretamente do CRAS, por outra unidade pública ou entidade de assistência social privada sem fins lucrativos, devem ser obrigatoriamente a ele referenciados.

 

O Município de Juquitiba conforme classificação do SUAS é de Pequeno Porte II (município de 20.001 a 50.000 hab/5.000 a 10.000 famílias): mínimo de 1 CRAS para até 3.500 famílias referenciadas.

 

Cada CRAS deverá atender até 750 famílias/ano, sendo que o CRAS Barnabés efetuou 1.491 atendimentos nos respectivos segmentos até o momento:

 

Ações realizadas:

 

– PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL Á FAMÍLIA – PAIF
– CADASTRO ÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
– REUNIÕES SOCIOEDUCATIVAS DO PROGRAMA RENDA CIDADÃ
– REUNIÕES SOCIOEDUCATIVAS DO PROGRAMA AÇÃO JOVEM
– SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DE 07 A 14 anos e 11 meses.
– SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DE 15 A 17 ANOS
– SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA IDOSOS (a partir 60 anos).
– BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS (65 anos) – BPC.
– CARTEIRA DO IDOSO
– DEMAIS PROGRAMAS SOCIAIS FEDERAIS E ESTADUAIS DA REGIÃO SUDESTE.

 

SERVIÇOS COMPLEMENTARES DO CRAS
CURSOS DE GERAÇÃO DE RENDA

 

Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira das 8:00h às 17:00h
Endereço:
Telefone: (11) 4684-1717
E-mail: crasbarnabes@juquitiba.sp.gov.br
Coordenadora: Deisy Rodrigues Vieira de Camargo

 


 

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social, que oferece orientação, acompanhamento, apoio especializado às pessoas e famílias com um ou mais membros em situação de risco, ameaça ou violação de direitos, que demandam intervenções especializadas no âmbito do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. O horário de funcionamento do CREAS é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira.

Serviços ofertados:

 

PAEFI: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos: É o Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de violência física, psicológica, negligência, abuso/exploração sexual, trabalho infantil e preconceitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

 

Serviço Especializado em Abordagem Social: O Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, dentre outras.

 

Um orientador social realiza busca ativa em diferentes locais do município, para identificar pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, na finalidade de ofertar serviços como: alimentação, cuidados com higiene pessoal, espaço para os cuidados com os pertences pessoais, entrega de vestimentas e cobertores, encaminhamentos aos demais serviços da rede, localização de familiares, orientação e encaminhamentos para atualização de benefícios de transferência renda, quando os usuários aceitam os serviços oferecidos ou ocorre a busca espontânea.

 

Os atendimentos são realizados sempre com respeito à dignidade de cada cidadão, e para melhor atendermos a população temos um banheiro adaptado para pessoas com deficiência, e também um refeitório destinado à alimentação e convívio dos usuários.

 

Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e ou de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC): tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso aos direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos(as) adolescentes e jovens. Usuários: Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude.

 

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com deficiência e suas famílias – Sol Nascente: atendimento especializado para pessoas com deficiência ou algum grau de dependência que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, como: isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

 

Este serviço é voltado para pessoas com idade entre 17 e 59 anos, com finalidade de promover o desenvolvimento da autonomia, fortalecimento de vínculos, inclusão social, familiar e comunitária.

 

Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira das 8:00h às 17:00h.
Endereço: Avenida Juscelino K. de Oliveira n.º 633 – Centro – Juquitiba, CEP: 06950-000 – SP.
Telefone: (11) 4681- 4227
Email: creascentro@juquitiba.sp.gov.br
Coordenadora: Maria Salete da Silva