Prefeitura Municipal de Juquitiba | CIDADE
208
page-template-default,page,page-id-208,page-parent,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

CIDADE

Juquitiba, que vem do nome de origem indígena Y-CU-TIBA, em Tupi-Guarani, significa “Terra de muitas águas”. A cidade recebeu esse nome pela grande quantidade de nascentes, riachos, cachoeiras e rios com águas cristalinas que possui, o que a valoriza ainda mais.

 

A região é montanhosa, a altitude média é de 685 metros. O ponto mais alto fica no Bairro das Laranjeiras, com 900 metros; e o mais baixo, no Bairro do Engano, 550 metros.

 

A cidade oferece diversas atrações para seus visitantes, inclusive, se destaca na prática do ecoturismo e do turismo de aventura, como o conhecido rafting no Rio Juquiá, além de inúmeras trilhas ecológicas e cachoeiras.

 

No município também merece destaque as inúmeras construções de igrejas, uma das primeiras foi a Capela Nossa Senhora das Dores. A santa é a padroeira da cidade, e a comemoração do seu dia ocorre em 15 de setembro.

 

As diversas romarias até Caucaia do Alto, São Sebastião, Pirapora do Bom Jesus e Bom Jesus de Iguape, além das festas religiosas e juninas, algumas das muitas atrações do município.

 

Situada há apenas 71 quilômetros da Capital Paulista, Juquitiba mostra-se aberta ao turismo e possibilita o contato com a fauna e flora da Mata Atlântica.

 

Em Juquitiba existem pousadas, campings, hotéis, lanchonetes, pizzarias, guias e monitores das atividades recreativas e esportivas oferecidas aos visitantes.

 

Uma das manifestações culturais do município é o artesanato, com destaque para as cestarias, trabalhos em argila, entalhes em madeira, pinturas em tela, fabricação de móveis rústicos, além de bordados e crochês. Muitos desses trabalhos são encontrados na Aldeia do Artesanato, no Centro da cidade.

 

O realce fica para a beleza natural, o ar puro e o clima ameno da região, sempre convidativos.