Prefeitura Municipal de Juquitiba | PROJETO ACOLHIDA DE RUA
25029
post-template-default,single,single-post,postid-25029,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

PROJETO ACOLHIDA DE RUA

PROJETO ACOLHIDA DE RUA

No último dia 01/06/21, foi realizado pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde o 1º encontro do “Projeto Acolhida na Rua” com as pessoas em situação de rua do nosso município.
A princípio, as intervenções foram marcadas por ações da Assistência Social, Saúde e Saúde Mental, para que possamos juntos buscar os cuidados necessários a esta população, porém temos a intenção também de que outras áreas e profissionais se aproximem do projeto para contribuir na efetivação de direitos para esta população.
Entendemos que por alguma adversidade da vida (que todos nós estamos sujeitos) como: desemprego, envolvimento com álcool e drogas, vínculos rompidos com familiares e amigos, perda de entes queridos e qualquer outra situação que possa nos atingir, podendo nos levar à condição de situação de rua.
É perceptível dentro da nossa sociedade o preconceito e exclusão direcionada a este grupo, logo é essencial enxerga-los como sujeitos de direitos que devam ter acesso aos serviços públicos de Assistência Social, Saúde, Educação para uma qualidade de vida adequada.
Acreditamos que as pessoas na condição de vulnerabilidade podem ver a rua como uma forma possível de convivência com familiares e até amigos, pois em vários centros urbanos são encontradas famílias inteiras vivendo nessa circunstância.
Voltando a nossa cidade, a intenção das equipes é trabalhar as demandas trazidas por eles, contribuindo para tentar diminuir as vulnerabilidades que enfrentam.
O trabalho será continuado com as equipes nos meses subsequentes para também tentar minorar danos sociais, de saúde e resgatar o convívio familiar.
Texto: CREAS Juquitiba
Departamento de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Juquitiba

Compartilhe esse informação