Prefeitura Municipal de Juquitiba | 2ª Reunião da Câmara Técnica de Turismo do CONISUD

2ª Reunião da Câmara Técnica de Turismo do CONISUD

Na tarde de terça-feira (25), aconteceu de forma virtual a reunião da Região Turística Mananciais, Aventura, Artes e Negócios. Juquitiba esteve representado pelo Secretário de Turismo e Interlocutor Regional Mauro Ramos, pelo Diretor de Turismo Leonardo Aluizio, pela Turismóloga Adriana Torquato, pelo Assessor de Imprensa Luiz Lutti e pelo Chefe de Divisão de Eventos Ademir Rodrigues.
A Secretária Executiva do CONISUD abriu os trabalhos e passou a palavra para o Interlocutor Regional que abordou temas como, o Mapa do Turismo Brasileiro que teve alteração no cronograma pois foi prorrogada a abertura do sistema SISMAPA para inserção de dados dos municípios e das IGRS (Instâncias de Governanças Regionais) para o dia 02 de fevereiro, discursou sobre a plataforma do Programa de Rotas Turísticas da Secretaria de Estado do Turismo e Viagens que segue aberto para informações dos até 10 (dez) atrativos turísticos de cada cidade, que devem ser motivo de visita da empresa Promo Inteligência Turística para realização de visita técnica nos empreendimentos indicados. Com relação às pesquisas de percepção turística, informou que a Região tem um número muito baixo de respostas, sendo Ibiúna e Juquitiba os municípios mais engajados no processo e pediu um maior empenho dos Gestores para melhorar o desempenho Regional. Por fim, pediu celeridade para que cidades repassem as informações de cada Secretaria para que seja preparado o material a ser exposto na Assembleia de Prefeitos do CONISUD.
Na sequência, o Sr. Marcelo Binni da Mapas Tour On apresentou o Mapa Regional de Ciclo Rotas, cobrou as fotos com os 500 caracteres para chamada individual. Houve a concordância das cidades com relação ao nome da Rota “Circuito Mata Atlântica de Ciclo Turismo” à princípio com 2.200 kms interligando todas as 9 cidades da Região, sendo que cada cidade irá cuidar e nomear suas Rotas Municipais, Juquitiba já possui 4 Rotas estabelecidas, faltando apenas sinalizar e adequar os pontos de apoio para começar a divulgação das mesmas.
O SEBRAE se fez presente e apresentou o Programa de Capacitação para Empreendedores voltados para gastronomia, Meios de Hospedagem, Artesanato, Comércio, Governança e Gestores Públicos, esse trabalho é resultado da Oficina de Planejamento Participativo ocorrida em dezembro de 2021 e visa aperfeiçoar os pontos identificados como fracos, para melhor atender os visitantes de cada cidade.
Na oportunidade, foi apresentado e disponibilizado o Curso EMPRETEC e por fim a realização do APL – Arranjo Produtivo Local. Toda esta trilogia, visa profissionalizar o Turismo Regional, uma grande oportunidade para alavancar o Turismo Municipal.