Prefeitura Municipal de Juquitiba | Prefeito Ayres Scorsatto participa da Assembleia do CONISUD 2022

Prefeito Ayres Scorsatto participa da Assembleia do CONISUD 2022

Na manhã de quinta-feira (10), aconteceu a Assembleia do CONISUD na Faculdade de Embu das Artes – FAEM.
O Prefeito Ayres Scorsatto, o Secretário de Turismo e Interlocutor Regional de Turismo Mauro Ramos, o Secretário de Gestão Junio Cesar e a Procuradora Municipal Dra. Patrícia Ramunni estiveram presentes, assim como os Prefeitos das demais cidades que compõem o Consórcio.
O Prefeito de Embu das Artes Ney Santos, Presidente do Consórcio, abriu os trabalhos e passou a palavra para a Secretária Executiva Brígida Sacramento que deu início a Assembleia e a pauta estabelecida. O 1º item foi com relação a aprovação das contas do período 2020/2021, aprovado por todos os Prefeitos, O 2º item foi a apresentação do Projeto APL SEBRAE – Arranjo Produtivo Local, uma sequência do OPP Oficina de Planejamento Participativo, que pretende capacitar 960 empresários da Região, 30 empresas, além de capacitar Gestores do Poder Público através do Curso EMPRETEC referendado pela ONU. O SEBRAE que na reunião anterior havia passado valores do Programa, através de seu Diretor Thiago Farias informou que com o compromisso e engajamento de todos os municípios, o SEBRAE concederá gratuidade do mesmo. Neste momento, os Prefeitos de acordo assinaram e assumiram a proposta e o compromisso de fazerem do Programa, que está voltado para os setores de Hospedagem, Gastronomia, Comércio e Artesanato e Artes, mais o EMPRETEC para os Gestores Municipais. 3º item, o empresário Marcelo Binni da Mapas Tour On, apresentou o Mapa do Circuito Mata Atlântica de Ciclo Rotas, com 2022 kms, contemplando as 8 cidades do Consórcio mais o município de Ibiúna. Os Prefeitos se comprometeram em buscar parcerias junto ao Estado e Empresariado para fomentar as Ciclo Rotas. 4º item, o Interlocutor Regional de Turismo e Secretário Municipal Mauro Ramos falou sobre a atual situação do Mapa do Turismo Brasileiro, que todos os municípios foram cadastrados com sucesso e estão aptos a inserir dados e documentos no sistema até 25 de fevereiro do mês corrente. 5º item, a Engenheira Ambiental do IPT, falou sobre os projetos FEHIDRO, voltados para áreas de conservação e recuperação, áreas já mapeadas e que acontecerão em 5 etapas, no período de 12 meses. 6º item, o Engenheiro do CONISUD Alvaro Barbosa, falou sobre GFI – Grupo de Fiscalização Integrada e PITU – Plano Integrado de Transporte Urbano, com avanços significativos para região. 7º item, deu-se com os informes e palavra aberta, onde os Prefeitos se manifestaram tendo como ponto comum, a Rodovia Régis Bittencourt – BR 116, seus constantes congestionamentos e os avanços para implantação dos projetos que venham resolver a atual situação da mesma. Reuniões na ANTT e Arteris acontecem de forma coletiva e individual, existindo otimismo para que a solução e início das obras aconteçam ainda em 2022.
Foi abordado também a retomada das linhas intermunicipais, como exemplo a 282 – Juquitiba/São Paula/Juquitiba, que em breve voltará a circular. O que será fundamental para atender a alta demanda de munícipes e turistas que deverão voltar a utiliza-la.
Em sua fala, o Prefeito Municipal Ayres Scorsatto parabenizou os avanços e trabalhos do Consórcio, abordou temas importantes como Saúde/SUS, comentou os problemas nas Estradas Municipais do município, principalmente em razão das chuvas que ocorrem intermitentemente desde o final de 2021 e da necessidade de maior apoio do Governo do Estado e do Governo Federal.