Prefeitura Municipal de Juquitiba | Prefeitura de Juquitiba alerta sobre os cuidados com a Monkeypox
32227
post-template-default,single,single-post,postid-32227,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

Prefeitura de Juquitiba alerta sobre os cuidados com a Monkeypox

Prefeitura de Juquitiba alerta sobre os cuidados com a Monkeypox

A Prefeitura de Juquitiba alerta à população sobre a monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, cujos sinais e sintomas podem ter duração entre duas e quatro semanas. Geralmente, o tempo de início dos sintomas duram de 06 a 16 dias, podendo chegar a 21 dias.
A varíola dos macacos é transmitida, principalmente, por meio do contato com lesões na pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados. O intervalo de transmissão se encerra quando o paciente já não apresenta mais crostas e a pele encontra-se em processo de cicatrização.
Dentre os sintomas da doença estão dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares, no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda. Sendo necessário a realização de exames para comprovar a contaminação. O que pode auxiliar no diagnóstico entre a varíola dos macacos ou outras doenças é a detecção de linfadenopatia (ínguas).
Como prevenir?
Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele, usar máscara em público para a proteção de gotículas e saliva, evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com monkeypox, higienizar as mãos com frequência, não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais e brinquedos sexuais.
É importante ressaltar que o macaco não tem culpa. A Secretaria de Higiene e Saúde esclarece que os macacos não têm participação na transmissão da monkeypox para os seres humanos. Os contágios relatados desde o dia 13 de maio de 2022, foram atribuídos ao contato entre as pessoas. Os animais não devem e não podem ser vítimas de maus-tratos e muito menos sofrerem qualquer tipo de violência.
Departamento de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Juquitiba

Compartilhe esse informação