Prefeitura Municipal de Juquitiba | Prefeitura de Juquitiba participa de reunião do Conselho do Parque Estadual Jurupará

Nesta terça-feira (14), o Conselho do Parque Estadual do Jurupará realizou uma reunião ordinária com a presença de diversos participantes, incluindo representantes da Secretaria Administrativa do Distrito dos Barnabés, Secretaria de Turismo, Secretaria de Meio Ambiente, Funcionários do Parque, Conselheiros, além de representantes dos Municípios de Juquitiba e Ibiúna.
Durante a reunião, foram apresentadas fotos incríveis de uma diversidade enorme de fauna que vive no parque, evidenciando a importância da preservação do ecossistema para a manutenção da vida animal na região. Outro tema discutido foi a apreensão de material de caça e pesca irregular, bem como a prática ilegal de extração de palmitos, que infelizmente ainda ocorre em alguns pontos do parque. Os conselheiros ressaltaram a importância da fiscalização e combate a essas práticas ilegais, a fim de garantir a preservação da fauna e flora local.
Outro assunto debatido foi a visitação ao parque, que tem aumentado significativamente nos últimos meses. Em suma, a reunião do Conselho do Parque do Jurupará foi extremamente produtiva, abordando temas relevantes para a gestão e preservação do parque, além de estimular a conscientização e participação da comunidade local.
O Parque Estadual do Jurupará, criado em 1992, está localizado na região sudeste do estado, entre os municípios de Ibiúna e Piedade. As Duas Principais entradas ficam no Município de Juquitiba nas portarias Juquiá Guaçu e Bonito com acessos pela Estrada Cachoeira do Françano Distrito dos Barnabés.
A visitação do parque deve ser agendada através do site, https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/…/parque…/