Prefeitura Municipal de Juquitiba | Reunião do Conselho do Parque Estadual do Jurupará – PEJU

Reunião do Conselho do Parque Estadual do Jurupará – PEJU

Na sexta feira (04), aconteceu a reunião do Conselho do Parque Estadual do Jurupará – PEJU, eu ocorreu em 2 etapas, a 1ª na base Juquiá Bonito e que teve como pauta: a recuperação de áreas degradadas que foram reintegradas ao Parque; nível da Represa do França que está hoje com 91,3% de sua capacidade, permitindo ao Trade Turístico atividades náuticas como passeios de barco, jet ski e a pesca esportiva; a necessidade de capacitação de mão de obra manutenção e plantio de áreas a serem reflorestadas; a realização de ações de educação ambiental, projetos a serem encaminhados à FEHIDRO para atender as comunidades locais (Vila dos Paulos e Boava) e fiscalização no entorno da Represa. Também foi abordado que através da Secretaria de Assistência Social de Juquitiba, deverá acontecer a doação de caixas d’ água para atender as comunidades locais.

A 2ª etapa da reunião aconteceu em campo, com o plantio de 2100 mudas de 46 espécies nativas do viveiro da Fazenda Meandros, que teve por objetivo a preservação ambiental, a recuperação de áreas degradadas e preservação do maior corredor ecológico de Mata Atlântica do Brasil. O Sr. Claudio Martins da Meandros esteve coordenando o plantio e orientou os Conselheiros e convidados, cada um realizou o plantio de 1 espécie de muda nativa, em seguida uma equipe da Meandros esteve no local para completar a tarefa realizando todas as etapas, aração do terreno, gradeamento em nível, covas, adubação, distribuição de mudas e plantio.

Participaram do plantio, o Vice Prefeito de Juquitiba Bernardo, o Secretário de Turismo e Conselheiro do PEJU Mauro Ramos, o Assessor de Imprensa Luiz Lutti, o Presidente do COMTUR Juquitiba Francisco de Sá Barbosa (Kiko) e a Gestora do Parque Jurupará Esllen Moreira. O Jornal Agora É Sério fez a cobertura jornalística do evento.

A próxima reunião do PEJU ficou agendada para o dia 12 de maio em local a ser definido.

#peju #parqueestadualjurupara #turismo #juquitiba #prefeituradejuquitiba