Prefeitura Municipal de Juquitiba | Prefeitura orienta sobre a doença da Raiva

Prefeitura orienta sobre a doença da Raiva

A Prefeitura de Juquitiba alerta a população para uma doença infecciosa perigosa causada por animais silvestres (morcegos). A raiva se trata de uma doença viral aguda, progressiva e mortal, transmitida através da saliva de animais infectados, podendo ser transmitida também por arranhaduras ou lambedura.
O vírus da raiva silvestre foi identificado em dois animais de grande porte no município e os casos estão sendo investigados na localidade.
A Prefeitura ressalta que não há registros de casos suspeitos e/ou confirmados de raiva humana ou em animais domésticos no município, mas orienta a população e os criadores de animais em relação aos cuidados e a prevenção da doença.
Evite contato com animais silvestres ou animais feridos que você não conhece, não toque no animal e não permita que cães e gatos se aproximem.
Procure um médico veterinário para vacinação dos animais.
É de extrema importância que um médico veterinário também seja consultado na ocorrência de sintomas, como:
– Salivação abundante;
– Paralisia das patas traseiras;
– Mudança de comportamento e de hábitos alimentares.
Em caso de contato direto ou, ainda seja ferido por um morcego, procure imediatamente a unidade de saúde.