Prefeitura Municipal de Juquitiba | Rede Municipal alcança 100% das escolas com acesso à internet

Rede Municipal alcança 100% das escolas com acesso à internet

A Prefeitura de Juquitiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dá um passo significativo, garantindo a equidade de acesso à internet para 100% das escolas municipais.

No mês de maio foi instalada internet na última escola municipal que, desde sua fundação, não dispunha de acesso aos meios de comunicação digital, nem mesmo sinal de telefonia móvel, devido às características específicas da região onde está localizada.

Hoje, a E.M. Tereza Togno Comolatti, situada no Bairro da Sama, além de contar com acesso à internet, faz uso de aparelhos chromebooks durante as aulas, o que contribui com o desenvolvimento da Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular – Cultura Digital “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

O acesso à internet na Escola também é uma oportunidade de prestação de serviços a toda comunidade escolar, compreendendo famílias, estudantes, funcionários, professores e representantes da comunidade local, dentro das necessidades de cada um, podendo a partir de agora contar com a Escola como ponto focal de acesso aos serviços digitais, quando necessário.

Vale ressaltar que foi entregue um tablet para cada professor da Rede Municipal de Ensino, o que possibilita o acesso dos mesmos à Plataforma Educa Juquitiba para manter seus registros escolares e de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes.

Além disso, as escolas municipais possuem lousas digitais e acesso ao uso de chromebooks – ambos com acesso à internet, que contribuem com o uso das tecnologias de informação e comunicação a favor melhoria da prática docente e da construção do conhecimento dos estudantes.