Prefeitura Municipal de Juquitiba | Encerramento da 2ª fase do Programa Prospera Família

Encerramento da 2ª fase do Programa Prospera Família

O Prospera Família tem por objetivo promover mobilidade social e romper com o ciclo intergeracional de perpetuação da pobreza por meio do estímulo à geração de renda, inclusão produtiva e proteção integral das famílias monoparentais em situação de vulnerabilidade social.
O programa foi desenvolvido como uma intervenção multidimensional de aproximadamente 10 meses, que combina elementos de inclusão produtiva e promoção de resiliência. Espera-se que, ao final, os participantes estejam em uma trajetória sustentável de ampliação de sua renda, mais confiantes em seu potencial e menos vulneráveis.
O desenho do programa se baseia na metodologia das 3 Fases desenvolvidas pela organização da sociedade civil “Banco da Providência” em parceria com a “Fundación Capital”.
A metodologia do Programa é composta por 4 componentes – Projeto de Vida, Tutoria, Capacitação e Incentivo Financeiro, que integram a trilha formativa em 3 etapas subsequentes:
1) Desenvolvimento Humano; onde são desenvolvidas atividades relacionadas à preparação ao mundo do trabalho com a Tutoria e elaboração do Projeto de Vida (PV), neste momento as participantes começam a receber o Incentivo Financeiro mensal (Apoio ao Consumo).
2) Capacitação Profissional; as beneficiárias são direcionadas aos cursos para ofício e continuam com o acompanhamento da Tutoria, com foco em habilidades pessoais e cidadania, além da continuidade das transferências mensais do Incentivo Financeiro (Apoio ao Consumo).
3) Empreendedorismo; nesta etapa acontece a Assessoria Produtiva, curso em parceria com o SEBRAE voltado ao negócio e com desenvolvimento de uma Pesquisa de Mercado; a Tutoria permanece na terceira etapa com o acompanhamento familiar e novamente acontecem os repasses mensais do Incentivo Financeiro (Apoio ao Consumo e 2 parcelas de Poupança/ Transferência de Ativos).
Nesta fase o objetivo é criar uma cultura de reserva de recursos e/ou aquisição de bens e ferramentas necessárias às atividades de trabalho ou investimento, de acordo com o Projeto de Vida.