Prefeitura Municipal de Juquitiba | Rede Pública Municipal de Ensino de Juquitiba e Instituto Terra Luminous iniciam o Projeto de Educação Ambiental de 2024

O projeto A Natureza ao Meu Redor oferecerá capacitação para educadoras e educadores e vivências de estudo do meio para estudantes durante todo o ano de 2024, visando aprimorar a consciência ambiental e o conhecimento do território. Assim, deseja-se estimular mudanças de comportamento que promovam preservação e regeneração ambiental.

O projeto tem o apoio do Itaú Social, por meio do Edital Fundos da Infância e Adolescência, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juquitiba e da Rio Abaixo, operadora de ecoturismo da região.

Tem por intenção tornar crianças e jovens mais conscientes em relação ao meio em que vivem. As vivências e capacitações oferecidas irão despertar a sensibilidade e a inspiração por meio da observação e da percepção atenta da natureza. Uma tomada de consciência de que somos parte integrante deste vasto ecossistema que é o planeta Terra e que mudanças de hábitos podem fazer a diferença para a manutenção da vida.

Especialmente, se considerarmos a importância ambiental do município de Juquitiba para a Região Metropolitana de São Paulo, sendo essencial na garantia de serviços ecossistêmicos para a metrópole (regulação do clima, biodiversidade, oferta de água, ecoturismo, entre outros). O município possui aproximadamente 75% de sua área coberta por florestas e faz parte do manancial com maior disponibilidade hídrica do estado.

No primeiro semestre de 2024 serão atendidos 518 estudantes e 40 educadores de sete escolas. O projeto inicia com a capacitação de educadores do 4º ao 9º ano para desenvolverem com suas turmas mapeamentos participativos sobre os pontos fortes e os problemas socioambientais no entorno das escolas. Será usada a metodologia da Cartografia Social e as turmas terão até a semana do Meio Ambiente (junho) para realizarem mapas do entorno de suas escolas, levando suas descobertas e reflexões para as conferências de meio ambiente de cada escola e depois para a conferência municipal,
que acontecerá em setembro de 2024. Para esta formação, foram produzidas cartilhas para educadores e cadernos pedagógicos para apoiar os estudantes nesse percurso.

Em paralelo, todas as turmas farão visitas de estudo do meio na sede do Instituto ou da Rio Abaixo, para explorarem os temas do Consumo Consciente e da Gestão de Resíduos. E no segundo semestre será oferecida capacitação para mais 40 educadores do 1º ao 3º ano e haverá uma nova rodada de vivências de estudo do meio para mais de 500 estudantes, desta vez para explorar a biodiversidade da Mata Atlântica! O ITL desenvolve desde 2016 projetos de regeneração ambiental e proteção da Mata Atlântica, com foco na relação do ser humano consigo e com o outro. Está localizado em Juquitiba (SP) e é vizinho ao Parque Estadual Serra do Mar (núcleo Itariru). Em 2021 foi selecionado entre 150 ONGs do mundo para o prêmio Small Grants for the Purchase of Nature da IUCN-Holanda que alavancou seu Centro de Pesquisa, o CPMAMA, e consolidou o corredor ecológico Cinturão Verde Itariru, com diversas ações de conservação ambiental.

O Instituto atua com educação ambiental junto às escolas públicas municipais desde 2022. Em 2023, atendeu 505 estudantes e 90 educadores com vivências no Parque Ecológico Municipal, às margens do Rio São Lourenço, próximo ao centro de Juquitiba. Em 2024, foi reconhecido como uma Sala Verde pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança no Clima, por ter seu Projeto Político Pedagógico alinhado com as diretrizes e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental e contribuir com a construção de conhecimentos, valores, atitudes e competências voltados à conservação socioambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Fonte: Instituto Terra Luminous

#EducaçãoAmbiental #MeioAmbiente #PreservaçãoDoMeioAmbiente #Vivência #Educação #Estudantes #Juquitiba #PrefeituraDeJuquitiba