Prefeitura Municipal de Juquitiba | Juquitiba sedia evento do ONU-Habitat – Por um futuro melhor
42000

Juquitiba sedia evento do ONU-Habitat – Por um futuro melhor

O município de Juquitiba, sediou nesta quarta-feira (26), a edição do Circuito Urbano 2023, um Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), que visa discutir a importância do planejamento urbano integrado para cidades sustentáveis e resilientes.

O evento, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, com apoio institucional do ONU-Habitat e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministérios das Relações Exteriores (MRE), aconteceu no espaço Terra Viva, em Juquitiba.

Com o tema: “Regularização Fundiária: Transformando núcleos urbanos precários em bairros resilientes”, o evento contou com uma palestra da Secretária Executiva do Programa de Regularização Fundiária da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) Dra. Candelária Maria Reyes, que apresentou o projeto de Regularização Fundiária da SDUH – criado para auxiliar os municípios na regularização dos núcleos habitacionais implantados.

“Nós estamos aqui, porque estamos convencidos que para arrumar, parte do nosso espaço de vida urbana, nós precisamos dialogar muito e trocar muitas experiências. Hoje, a experiência a ser trocada é sobre regularização fundiária, como este instrumento poderoso, pode produzir bairros resilientes e como vamos fazer isso juntos”, comenta o Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Governo de São Paulo José Police Neto

O evento, reuniu as autoridades dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, representantes do Governo do Estado de São Paulo, da sociedade civil e atores políticos para debater esse tema que é de suma importância para a região.

Circuito Urbano 2023

Desde 2018, o ONU-Habitat Brasil realiza o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores com o intuito de celebrar o Outubro Urbano – período que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (este ano no dia 2 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro).

Em 2023, o Circuito Urbano está sendo realizado com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores (MRE). De forma que este evento irá celebrar a expansão do Circuito Urbano e a parceria com a ABC, além do Dia Mundial do Habitat. O objetivo é abordar o papel da cooperação sul-sul na construção de cidades mais resilientes e que sirvam como motores de crescimento e recuperação após crises, também a partir da perspectiva do Ministério das Cidades.