Prefeitura Municipal de Juquitiba | Prefeitura cria campanha para combater Clínicas Terapêuticas Clandestinas

Prefeitura cria campanha para combater Clínicas Terapêuticas Clandestinas

A Prefeitura de Juquitiba, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde iniciaram a campanha “Vidas valorizadas, Não violadas: Diga não às Comunidades Terapêuticas Clandestinas” que busca combater a instalação clandestina de Comunidades Terapêuticas destinadas a recuperação de dependentes químicos, no município.

Sabemos que a dor e o desespero de ver um ente querido sofrendo podem levar a decisões apressadas, na busca por uma solução imediata. Muitas famílias, em um momento de angústia, acabam encontrando na internet “soluções rápidas” que prometem recuperação e um processo seguro e organizado de acolhimento. Entretanto, é fundamental lembrar que a escolha apressada de uma clínica não regularizada pode acarretar em consequências ainda mais graves e impactantes para o acolhido e para as famílias. Ao buscar ajuda, você pode, sem intenção, colocar seu familiar em um ambiente de maus-tratos e privação, que além de não oferecer o tratamento adequado, agrava o sofrimento da pessoa e viola seus direitos fundamentais.

Nossa principal mensagem é: nunca coloque seu ente querido em um local desconhecido ou sem a devida legalização. A jornada de recuperação deve ser pautada no respeito, carinho e profissionalismo. O bem-estar e a dignidade do seu ente querido são preciosos, e a Prefeitura de Juquitiba está aqui para apoiar e orientar você neste processo, comenta o Secretário de Higiene e Saúde Dr. Iovan Freire.

O nosso compromisso envolve acionar as autoridades sanitárias, os Conselhos de Classe CRM, CRP, CRN, Coren, Ministério Púbico e outras instituições que forem necessárias.

O objetivo da campanha é impedir que estabelecimentos irregulares e que praticam maus-tratos sejam instalados na região.

Se souber de alguma Comunidade Terapêutica Clandestina – DENUNCIE saude.ouvidora@juquitiba.sp.gov.br

#naoascomunidadesclaundestinas #vidasvalorizadasjuquitiba #comunidadesterapeuticas #dependenciaquimica #campanha #juquitiba #saude #prefeituradejuquitiba